top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

4º Encontro Nacional de Treinadores do Goleiro


* Matheus Berriel

Ao contrário do que muitos pensam, futebol não é sorte, ou dia. Os resultados dentro do campo são frutos de um trabalho que começa bem lá atrás, e exige toda uma preparação, que se falhar, pode (e com certeza deve) fazer com que erros aconteçam mais pra frente. O meio do futebol, principalmente o brasileiro, que parece que “parou no tempo”, traz vários questionamentos à tona. A derrota, em si, não é por que os 11 que estão do lado de cá do campo tem menos capacidade do que os outros 11. Futebol não é só bola na rede. O jogo começa antes de acontecer. As vitórias começam a surgir no investimento na formação de atletas, na renovação de treinadores, na mudança no perfil de jogadores e no investimento na qualificação de profissionais.

Sabendo disso, os responsáveis por um dos setores mais importantes (se não o mais importante) de uma equipe de futebol, decidiram se reunir e aprimorar seus conhecimentos. Em Junho de 2013, foi organizado o primeiro encontro de treinadores de goleiro do Brasil, com o objetivo de aproximar profissionais, discutir conceitos e tendências de treinamento, e analisar o que está sendo feito nos clubes brasileiros e de outros países. O evento, que aconteceu na Gávea, teve tanto sucesso que ganhou uma segunda edição, em novembro do mesmo ano, também na sede do Flamengo, onde foi criada a ABTG – Associação Brasileira de Treinadores de Goleiros.

Depois do surgimento da ABTG, que conta com profissionais de vários estados, os encontros ganharam mais força e credibilidade. O terceiro deles, já com o comando da associação, aconteceu em São Paulo, na primeira escola de goleiros do Brasil, no início de 2014. No Rio de Janeiro, foi organizado na UFRJ o primeiro curso para treinadores de goleiro, que trouxe aos interessados ações com o objetivo de qualificar os profissionais. Mais uma vez, a inciativa deu certo e ABTG ganhou força. Prova disto, é o quarto encontro nacional de treinadores de goleiros, que já está marcado para os dias 18 e 19 agosto do corrente ano, na cidade de Canoas/RS, mais precisamente na Ulbra RS, primeiro local fora da região sudeste a receber uma ação do projeto.


O evento contará com a presença de psicólogo, analista de desempenho, gestores e treinadores, entre eles Ivan Garcez, que trabalha nas categorias de base do Flamengo e é o atual presidente da ABTG. Ele, que participa desde o primeiro encontro, defende a interação dos diferentes setores do futebol e acredita que o treinamento de goleiro no Brasil vem crescendo a cada dia, desde o início na década de 70, através dos professores Valdir de Moraes e Carlesso. Hoje falam muito da importância de realizar intercâmbios para aperfeiçoamentos de treinadores. Sempre antecipado no que dá melhorias aos treinamentos, Ivan passou em 2012 um período de 20 dias na Roma, da Itália, onde conheceu uma nova metodologia que foi absorvida e adaptada aos seus treinamentos: a da valorização do sistema defensivo, algo que os italianos pregam tanto. Além de Ivan, a Associação tem grandes treinadores atuando no profissional, como Pracidelli (treinador de goleiros da Seleção Brasileira), Mauri (Corinthians), Marquinho (Internacional), Rogério Maia (Criciúma), Wagner Miranda (Flamengo), entre outros, além de grandes profissionais na base, como Thiago Melh (Atlético/PR), Danilo Minutti (Palmeiras), Marcelo Grimaldi (Grêmio), Leonardo (Internacional) e outros, que fazem parte de uma grande geração que contribui para a renovação de talentos.

Todos os eventos da ABTG tem um custo simbólico, justamente para oportunizar a todos, levando em consideração que a realidade do que é pago aos profissionais da base é bem distante do que é pago no profissional. É hora de mudar, e acima de tudo respeitar o esporte mais popular do país. O futebol brasileiro precisa de cuidados e pessoas sérias. Parabéns aos envolvidos pela atitude, e que ela possa se consolidar cada vez mais. O tão sonhado Hexacampeonato mundial do Brasil começa aqui. Link de Inscrições para o 4º Encontro Nacional de Treinadores do Goleiro: www.eventick.com.br/abtg | Investimento: R$ 130,00.

1 visualização0 comentário
bottom of page