top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Análise de pênaltis

O site Goalkeeping.com disponibilizou em sua revista virtual um excelente artigo sobre cobranças de pênaltis. Reflete uma minuciosa pesquisa elaborada pelo site com a ajuda de cientistas ingleses.

Por ser em alemão, recomendo a tradução do Google, que apesar de não ser a melhor possível, foi a que deu pra chegar mais perto do entendimento, já que não falo a língua. O original está em http://www.goalkeeping.com/Elfmeter.2125.0.html. O traduzido em: http://translate.google.com.br/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.goalkeeping.com%2FElfmeter.2125.0.html&sl=de&tl=pt&hl=pt–BR&ie=UTF-8.

A pesquisa analisou a cobrança de 286 cobradores de pé direito e 82 de pé esquerdo. A primeira foto abaixo exibe o resultado dos destros e a seguinte dos canhotos. O número em vermelho significa gol enquanto que o número azul significa defesa do goleiro.


Destaque para os cantos rasteiros, que somados (26,9 + 18,9) representam 45,8% dos chutes, ou seja, quase metade dos chutes dos destros vão nos cantos rasteiros.


Aqui, da mesma forma, destaque para os cantos rasteiros, que somados (24,4 + 19,5) representam 43,9% dos chutes, ou seja, quase metade dos chutes dos canhotos vão nos cantos rasteiros.

De posse desses dados, uma série de dicas são apresentadas visando uma melhor performance dos goleiros em adivinhar o canto onde irá a cobrança:

  1. Pé de apoio – aponta para onde será o chute;

  2. Quadril – Se estiver paralelo = chute cruzado;

  3. Quadril – Se estiver inclinado = chute no mesmo lado para onde o quadril está inclinado;

  4. Goleiro – Deve deixar o canto aberto em até 10 cm para incentivar o chute naquele canto ( Já exibido aqui neste blog em post anterior) ; e

  5. Uma vez que apenas cerca de 6,5% de todos os chutes são disparados no meio, faz pouco sentido para o goleiro, permanecer no meio, ou seja, deve arriscar um lado.

Essas dicas foram dadas pelo artigo, mas acredito que algumas são difíceis de colocar em prática. Aponto, principalmente, o quadril inclinado do batedor. Muitas vezes, ele chuta cruzado com o quadril inclinado. Dessa forma, como sempre, deve-se levar em consideração as dicas, porém colocá-las em confronto com nossas convicções antes de partir para a defesa. Boa sorte.

1 visualização0 comentário
bottom of page