top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Exercício de posicionamento

Um dos grandes dificuldades de um goleiro quando na partida é o posicionamento para cada jogada. Por ter de realinhar-se toda a vez que a bola muda de direção, sempre é dificíl estar na bissetriz do ângulo formado entre a bola e o poste (posição correta para cada chute). Assim, aquele goleiro que mais se aproxima de tal posição terá excelente posicionamento e isso será uma virtude para sua carreira.

No site GoalkeepersETC.com achei um bom exrecício para treinar justamente essa questão. Abaixo traduzi e tentei adaptá-lo. Mas o original pode ser obtido em http://goalkeepersetc.com/remository/Download/Angles_and_Positioning/Activity_for_Positioning/.


Aqui se inicia o exercício com dois batedores na meia lua e um cruzador de cada lado. Após o chute frontal, um dos cruzadores grita seu nome e o goleiro então deve sair na bola alçada. Dessa forma, é trabalhado dois posicionamentos em sequência. O primeiro no chute frontal e o segundo no cruzamento. Na sequência, o segundo batedor deve repetir o exercício e o outro batedor atentar para o rebote.


Uma variação do exercício é adicionar uma reposição após o goleiro ter o controle da bola. Assim é treinado mais um fundamento, além do posicionamento, o que simula uma situação real de jogo.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page