• Fabio Ritter

Fechando o ângulo

O posicionamento é um dos principais atributos de um bom goleiro. Diz a teoria que o goleiro deve se postar na bissetriz do ângulo formado entre os postes e a bola. Tal posicionamento em campo somente é possível com a visualização mental da linha pelo goleiro o que não é fácil para qualquer um.

O grande Taffarel tinha como o posicionamento um dos seus principais diferencias, já que não possuía uma altura lá muito avantajada. Porém era raro ver o goleiro necessitar saltar para fazer uma boa defesa. Apenas um tapinha resolvia tudo. Renan, do Inter, leva um pouco dessas caracterísitcas.

O vídeo abaixo mostra duas situações nas quais o goleiro do Chivas USA, Brad Guzan, posta-se mal em chutes cruzados, ficando muito para o interior do gol. Na primeira oportunidade ele consegue a encaixada, pois o chute foi no meio(01:45). Já no segundo, a bola vai levemente para o canto e o goleiro não consegue nem mergulhar para a defesa (02:06). Coincidência ou não com os erros, no último gol o goleiro leva um frango ao não calcular bem a direção da bola para a encaixada.


1 visualização0 comentário