• Fabio Ritter

Guarani inova em treinamento e reúne dos infantis aos profissionais

O Guarani, de Campinas, criou uma mecânica diferente nos seus treinamentos de goleiro. Comandados pelos professores Vander Batistela, do profissional, Roberto Guastali, do Sub-20, e Arnaldo de Souza, do Sub-15 e Sub-17, o clube reuniu na mesma seção de treinamento todos os goleiros de todas as categorias.


O método foi idealizado pelo professor Batistela, que foi convidado pelo clube para coordenar os trabalhos não só da equipe profissional, mas também das categorias de base. Essa integração foi confirmada na prática com a criação de um departamento de goleiros dentro do clube. Nele trabalham em conjunto os três preparadores de goleiro.

Dessa forma, a mesma metodologia de treinamento que é aplicada no profissional é também espelhada nas categorias júnior, juvenil e infantil. Todas as segundas-feiras, todos os goleiros dessas categorias praticam na mesma seção de treinamento, como mostrou o vídeo acima. Além disso, ao longo da semana, alguns goleiros são alçados ao profissional para ganhar experiência.

Segundo o professor Batistela, um dos benefícios percebidos é a melhor desenvoltura dos goleiros da base, mostrando menos timedez e maior confiança. Outro benefício, é a troca de técnicas entre os goleiros, permitindo uma evolução conjunta. Assim, os goleiros da base podem conferir de perto como os profissionais atuam e aprender com eles. Por fim, a convivência com os profissionais estreita a relação entre os goleiros.

Para o professor Guastali, a experiência de treinar com os profissionais dá aos goleiros da base mais maturidade e faz com que eles sintam menos a pressão quando jogam em suas categorias.

Sem dúvidas, é uma excelente iniciativa do Guarani e de seus preparadores que deveria servir de inspiração para outros clubes. Certamente, ações como essa preparam melhor o goleiro da base na subida ao profissional, formando melhor o atleta e trazendo um retorno maior ao clube no investimento nessas categorias.

0 visualização0 comentário