top of page
Foto do escritorFabio Ritter

Porque Berna é titular

O post de hoje traz apenas um ponto que mostra porque o goleiro Ricardo Berna é titular do Fluminense. Por acaso, encontrei dois vídeos de treinamento dos goleiros tricolores ainda de 2009. Analisando detalhadamente entende-se porque hoje Berna veste a 1 do Flu.

O primeiro vídeo é de um trabalho de queda angulada após skipping. O primeiro goleiro a executar o trabalho é Fernando Henrique. Repare como o goleiro executa as passadas sob os cones e como ele cai.

O segundo goleiro é Ricardo Berna que mostra muito mais disposição e agilidade nas passadas sob os cones. Em seguida, na queda angulada repare como ele cai no mínimo um metro a frente do que FH cai. Berna diminui o ângulo e ganha muito mais espaço com a sua técnica. Além de maior esforço, o goleiro já apresentava muito mais técnica que o então titular FH.


O segundo vídeo trás outros goleiros, como Rafael, em um exercício que mescla deslocamento lateral pelos cones seguido de queda com quique e meia altura. Berna é o primeiro a executar o trabalho com perfeição e afinco. Fernando Henrique é o quarto goleiro. Executa errado por duas vezes o exercício.


De lição, pode-se tirar alguns fatores dos vídeos acima. A mais latente é que sem dúvidas Berna sempre foi um goleiro mais qualificado tecnicamente que FH. A outra descoberta é que serve para todos os goleiros. A força de vontade, dedicação, afinco, garra e amor pelo trabalho disposto em cada treinamento vai sim recompensar o goleiro esforçado. E isso não serve somente para os reservas, mas principalmente para os titulares, que tem de trabalhar em dobro para manter a posição.

Essa história de hoje mostra que quem trabalha sério alcança seus objetivos. Berna chegou a ser terceiro goleiro e hoje é titular, porque mostrou muito esforço e qualidade técnica no seu trabalho. Por isso, tu, goleiro que lê esse post, deves sempre levar isso em mente e te esforçar para ser o melhor. Seja no teu futebol de final de semana, seja nos gramados profissionais deste Brasil.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page