• Fabio Ritter

Raio X de pênaltis – 08

A rodada de oitavas de final da UEFA Champions League, na última quarta, foi mais uma oportunidade para colhermos informações sobre as cobranças de pênaltis executadas. Na partida entre Roma e Arsenal, a equipe inglesa venceu por 7 a 6, após perder no tempo normal por 1 a 0.


O goleiro brasileiro Doni, apesar de defender a primeira cobrança, não conseguiu pegar mais nenhum chute e assim viu se time ser eliminado em casa. Doni até me pareceu um pouco cabisbaixo à medida que não ia obtendo sucesso nas cobranças. Isso talvez tenha atrapalhado sua performance, pois pode ter passado maior confiança aos batedores que o viam de tal forma.

Os gráficos abaixo mostram um resumo das cobranças e o destino escolhido por cada batedor. Note que nessa partida, não houve uma distribuição muito diferente entre os lados escolhidos. Os batedores destros distribuíram quase que igualitariamente entre o lado esquerdo, o meio e o lado direito. Já os batedores canhotos ficaram divididos entre ambos os lados. Ambas as cobranças defendidas foram à baixa altura quase no meio do gol.



0 visualização0 comentário