• Fabio Ritter

Rodada de Campeões

O final de semana marcou o final dos campeonatos estaduais Brasil afora. Nos principais estaduais, tivemos situações curiosas com os goleiros campeões. Falarei a seguir porquê.

No mais rentável e badalado estadual do país, o Paulista, Rafael Cabral levou seu Santos a mais um título. O goleiro que já é titular absoluto faz algum tempo usou o campeonato estadual para provar a todos que é o número 1 da seleção olímpica do Brasil. Vivemos um momento de transição e nada mais justo do que escalar Rafael neste momento, haja vista as grandes atuações que o goleiro teve nesta temporada. Seguro, técnico, simples arrojado e muito tranquilo, o goleiro reúne todas as características de um bom goleiro. Agora está tudo com Mano Menezes para deixá-lo com a número 1 em Londres.


No Rio de Janeiro, depois de diversas temporadas testando goleiros, e sempre terminando no contestado Fernando Henrique, o Fluminense parece ter achado o seu camisa 1. Diego Cavalieri, um grande goleiro, com passagem pelo futebol europeu, mostrou ser um goleiro com muitas ferramentas na caixa. Com muita técnica, é um dos melhores do país em jogadas 1 vs. 1. Firma-se como o titular absoluto da meta tricolor.


Outro goleiro que passava por um momento de provação era Muriel, do Internacional. Com 25 anos, o goleiro parece ter atingido a maturidade para ser o camisa 1 do colorado. Depois de grandes atuações na Libertadores, o goleiro também se firmou no estadual, no qual arrancou um título com uma defesa fundamental aos 45 minutos do segundo tempo.


Em Minas Gerais, vimos a primeira situação inversa. Isto porque no Atlético, campeão local, o posto de camisa 1 foi trocado ao longo do caminho. Renan Ribeiro deu lugar a Giovani. Apesar das boas atuações do novo 1, ele ainda terá que provar durante o campeonato brasileiro, que o Galo mineiro conseguiu superar a saída de Diego Alves.


Por fim, nos demais estaduais do Brasil, alguns nomes consagrados, como Harlei, do Goiás, também levantaram caneco. Outros, buscando afirmação, como Vanderlei, do Coritiba, Marcelo Lomba, do Bahia, também fortalecem-se com o título estadual.

Neste sábado, inicia-se mais um Brasileirão. Agora sim será a hora de provar se os os goleiros estão realmente prontos, pois já estamos acostumados a sermos enganados pelos Estaduais faz tempo.

0 visualização0 comentário