top of page
logo_bola.png

Como evoluímos

  • Foto do escritor: Fabio Ritter
    Fabio Ritter
  • 22 de set. de 2010
  • 1 min de leitura

O vídeo abaixo data do não tão distante ano de 1988. Claro, alguns dos blogoleiros não eram nem nascidos nessa época e podem achar que faz uma eternidade. Pois o veterano aqui já tinha 5 anos e tem vagas lembranças daquele ano. Mas se comparado com a realidade atual, o vídeo abaixo assusta tamanho o amadorismo em um dos principais clubes do país. Confira.


O goleiro em questão Ricardo Pinto, do Fluminense, treinava sem luvas, quando a Reusch e Uhlsport já produziam os modelos mais modernos da época. O campo era pior que campo de algumas praças mais bem cuidadas nos dias de hoje. O treinamento, da mesma forma, bem arcaico e básico. Como evoluímos!

Na Europa, a situação já era muito mais avançada para os goleiros naquela época, com bons campos de treinamento, material, incluindo luvas e material de proteção, e, principalmente, com modernas técnicas de treinamento. Os anos 90 foram fundamentais para o Brasil, começando pelo Prfessor Valdir Joaquim de Moraes, um dos precursores do treinamento específico de goleiro. A partir daí, toda a indústria passou a se desenvolver com a chegada de empresas internacionais e o surgimento de empresas locais.

Portanto, o blogoleiro que se queixa de alguma coisa, durante os treinamentos de hoje ou a falta de material, que veja e reveja o vídeo acima para ver que tudo por ser muito mais difícil. Isso não impediu, no entanto, que Ricardo Pinto fosse um goleiro profissional, alcançando êxito na sua profissão.

Posts Relacionados

Ver tudo
Cláudio Bravo monstro

Disputar uma partida contra o melhor jogador do mundo não deve ser uma tarefa fácil. Parar o seu time, sair invicto no empate sem gols e...

 
 
 
E também Navas!

Sim, Keylor Navas também estará em campo no sábado na final da Uefa Champions League. O goleiro costa-riquenho do Real Madrid entra em...

 
 
 

Comments


bottom of page