top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Ainda sobre a bissetriz

Recebi alguns e-mails me pedindo mais detalhes sobre o post que fiz sobre a bissetriz. Pois então procurei informações matemáticas sobre o tema para tentar deixar o mais claro possível.

Segundo consta no Wikipedia, bissetriz é a semi-reta que divide um ângulo em dois ângulos congruentes, ou seja, dois ângulos iguais.


Sendo assim, a linha vermelha do desenho acima é onde deve se posicionar o goleiro. As outras duas retas seriam a linha tracejada a partir dos dois postes. A origem de todas as retas, seria o ponto onde está a bola. Para deixar mais fácil de compreender, fiz um desenho abaixo simulando essa situação.

A teoria é simples. Basta o goleiro ficar posicionado em cima dessa linha pontilhada vermelha que estará cobrindo o máximo ângulo do atacante. Cabe reassaltar que a medida que o goleiro se aproxima da bola o ângulo fica menor ainda para o adversário. No entanto, a chance de ser encoberto aumenta proporcionalmente.

O desafio está em treinar esse posicionamento para na hora do jogo conseguir ficar ao máximo postado em cima desta linha. Na prática é claro que é muito difícl. Residi aí o fato de se dizer que um goleiro se posiciona melhor que o outro. Nada mais é do que acertar mais os pés em cima da bissetriz. Trabalhe isso em seus treinamentos que a necessidade de voar para defender reduzirá bastante. Defesas mais simples e bem mais seguras certamente passarão a ocorrer com maior frequência.

20 visualizações0 comentário
bottom of page