top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Cinco vezes Buffon


O que o goleiro mexicano Antonio Carbajal, o meia alemão Lothar Matthäus e o goleiro italiano Gianluigi Buffon tem em comum? Alguém arrisca?

O número 5. Sim, os três acima participaram de cinco Copas do Mundo. Apesar de Buffon ainda não ter entrado em campo no Brasil, já se pode comemorar o título.

Poucos lembram, mas ainda com 20 anos o goleiro foi chamado para a Copa de 1998 na França, quando foi reserva de Paglicua e Toldo. A partir de 2002, assumiu a camisa 1 da Azurra para não mais largar.

Em recente entrevista ao jornal inglês The Guardian, Buffon emitiu impactantes frases acerca da posição de goleiro. Abaixo os destaques (com tradução livre)!

  1. “Seguidamente você escuta falácias de jornalistas, torcedores e até mesmo técnicos de que deveria ter saído do gol em uma jogada aérea na pequena área. Eu dou risada, porque me dou conta da tamanha besteira que eles dizem. A primeira pergunta que faço para essas pessoas é: você já se deu conta do tamanho que tem uma pequena área? São mais de 100 m²!! Equivale a dois apartamentos de uma cidade grande!! Só Deus sabe o tamanho em metros cúbicos [pois temos de considerar a altura também no jogo aéreo]. Então aí você vê como essas pessoas são desinformadas e não sabem nada do assunto!”

  2. “No final das contas, você tem de ser um pouco masoquista para ser um goleiro. Isto porque quando você joga no gol a única certeza que tem na vida é a de que sofrerá gols! E você também sabe que levar gols não é algo que te trata felicidade!

  3. Buffon conta na entrevista que decidiu ser goleiro após ver o camaronês Thomas N’Kono fechar o gol na partida de estreia diante da Argentina, na Copa de 1990. Seu filho, aliás, é chamado de Louis Thomas em homenagem ao goleiro dos Leões.

  4. Para Buffon, os nomes da nova geração que carregarão o seu legado, e também de Iker Casillas, são o alemão Manuel Neuer e o belga Thibaut Courtois.

Um craque da bola e das palavras! Quando li essa matéria me lembrei quando da criação do Guarda-Metas.com em 2007. É muita gente falando bobagem sem nunca ter vestido um par de luvas! Sabe tudo Buffon!!

Abaixo a foto da melhor defesa da carreira do goleiro na final da Copa de 2006 diante da França, quando ganhou o título mundial.


5 visualizações0 comentário
bottom of page