top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Cruzamento em direção ao gol

O cruzamento em direção ao gol, de pé trocado é sempre uma jogada extremamente perigosa ao goleiro. A bola ou pode ser testada por um adversário, ou pode entrar direto no gol sem tocar em ninguém. Marcos, do Palmeiras, sofreu com essa jogada em algumas oportunidades no último brasileirão.

Na partida do último domingo entre Arsenal e Portsmouth, pelo campeonato inglês, o goleiro David James tomou um gol originado neste tipo de cruzamento. A bola caiu no lugar mais difícil para o goleiro, ou seja, a risca da pequena área. Ali é uma espécie de zona híbrida entre bola do goleiro e bola da defesa. Quase sempre, quando o goleiro sai nela é antecipado pelo adversário. No entanto, a zaga acaba achando que tal bola é do goleiro por estar muito próxima do gol.

O que deve ser feito é um esquema entre zaga e goleiro, no qual um defensor deve ficar solto e responsável por tirar a bola caso ela vá exatamente nesse ponto. Como disse, tal bola fica muito difícil tanto para o goleiro como para os defensores que se deslocam para trás para tentar aliviar a bola áerea. Combine com seu treinador e sua defesa para se proteger dessa jogada perigosíssima e que resulta quase sempre em gol.


1 visualização0 comentário
bottom of page