top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Entrevista Exclusiva: Fernando Prass, o dono da Defesa do Ano de 2010


Vocês escolheram e a defesa dele foi eleita a melhor do ano de 2010, batendo ninguém menos que Iker Casillas, que operou um milagre na final da Copa de 2010. O dono da façanha é Fernando Prass, goleiro do Vasco, que fez uma monumental sequência de defesas diante do Flamengo, pelo Brasileirão de 2010.

Pois bem, para explicar um pouquinho desta obra e também de sua carreira, o GM fez uma entrevista exclusiva com Prass, goleiro com o qual tive a honra de treinar junto, ainda no longínquo 1998, nas categorias de base do Grêmio. Confira abaixo, Prass comentando sobre a defesa, carreira e dicas para os goleiros.

Guarda-Metas.com: Conte com detalhes como foi esta defesa diante do Flamengo, eleita pelos goleiros do Guarda-Metas.com como a Defesa do Ano de 2010, batendo ninguém menos que Casillas, na final da Copa do Mundo. Fernando Prass: O lance começou pela direita da minha área com um chute cruzado em que eu me adiantei um pouco para fechar o ângulo, visto que a finalização foi de dentro da área. Depois que espalmei a bola procurei retomar o mais rápido possível o meu posicionamento e me mantive sempre equilibrado para poder ter reação para a segunda defesa. Na terceira defesa, tive que me recuperar muito rápido, pois tinha o canto direito todo aberto e com a possibilidade do Juan cabecear. O que fiz foi procurar fechar o ângulo aumentando a minha área de defesa com os braços abertos.

GM: Nesta defesa, tu usaste muito a técnica de 1 vs. 1, aguentando firme sem escolher um lado. Qual o segredo para triunfar nestes confrontos 1 vs.1 diante do atacante? FP: A maior dificuldade nos lances de 1 vs. 1 é manter o equilíbrio, trabalhar a velocidade de reação e não apostar na sorte escolhendo um canto.

GM: Conte um pouco da tua trajetória, desde quando começou a jogar no gol quando criança até chegar à camisa 1 do Vasco. FP: Comecei no gol jogando futsal. Depois em um campeonato de futebol de areia, em 1991, um olheiro do Grêmio me fez um convite e joguei lá por 10 anos, até 2000, quando fui para a Francana, ficando 5 meses. Depois, fui para o Vila Nova, de Goiás, onde fiquei até o final de 2001. Já em 2002, fui para o Coritiba e fiquei por 3 anos e meio antes de jogar em Portugal, no União de Leiria, por mais 3 anos e meio. Em 2009, aceitei o convite do Rodrigo Caetano e assinei com o Vasco por dois anos. No final de 2010, renovei meu contrato por mais 3 anos, até o final de 2013.

GM: Fernando, qual tu elege como a tua melhor característica debaixo dos postes? FP: A minha principal característica acho que é a tranquilidade e a frieza, além da dedicação.

GM: Tens alguma dica para os goleiros que estão começando, assim como para os goleiros de final de semana? FP: Acho que todo o goleiro para se dar bem tem que ter dentro de campo um comportamento bem equilibrado para que possa passar confiança para o time.

GM: Qual a melhor luva do mercado para ti? FP: Para mim, a melhor luva é a Poker, pois é uma luva de grande qualidade e possui vários modelos para escolher o que você mais se adapta.

GM: Para finalizar, conhecias o Guarda-Metas.com? O que acha da iniciativa? FP: Não conhecia, mas agora dei uma olhada e achei muito interessante. Acredito que seja o melhor espaço virtual destinado especificamente aos goleiros. Parabéns pela iniciativa!

0 visualização0 comentário
bottom of page