• Fabio Ritter

Mais uma bela partida de Marcelo Lomba

Destaco o post de hoje para um jovem goleiro que vem se destacando faz algum tempo. Falo de Marcelo Lomba, goleiro do Bahia, emprestado há duas temporadas pelo Flamengo. Depois de pegar um rabo de foguete no rubro-negro carioca ao ter de substituir o antigo titular Bruno, preso por suspeita de assassinato, Lomba encontrou dificuldades quando vestiu a 1 do Mengão. Quando chegou ao final aquela temporada de 2010, a direção achou melhor buscar um goleiro mais experiente e investiu na volta de Felipe, ex-Corinthians.

Lomba foi então repassado ao Bahia, que recém voltava à primeira divisão depois de quase 10 anos. O empréstimo serviria para pegar experiência e dar ritmo de jogo ao goleiro. Lomba foi então titular no estadual e também no Brasileirão. Fez um belo campeonato motivando a direção do clube baiano a mantê-lo para 2012.

Nesta temporada, novamente mais sucesso dentro de campo. Boas e seguras atuações fazem do goleiro peça fundamental na equipe. Ontem, diante do São Paulo, o Bahia conseguiu encaixar a sua segunda vitória consecutiva e Lomba saiu sem levar gols. Isto porque fez diversas defesas mostrando muito bom posicionamento e grande impulsão.

O goleiro é especialista nos 1 vs. 1. Espera sempre a definição do atacante e mergulha com explosão na bola. Usa sua envergadura para diminuir ao máximo o ângulo do batedor e mergulhar na bola. Usa bem a força das pernas para esses movimentos.

Hoje é um goleiro quase pronto. Quase, pois Lomba seguidamente perde a cabeça, reclama em demasiado e deixa o time instável em campo. Um traço muito mais da personalidade do goleiro, do que dos seus 26 anos. Um bom aconselhamento da comissão transmitindo-lhe calma e orientações para que ele mantenha o equilíbrio emocional dentro de campo, podem o transformar em um goleiro completo.

Acertando essa questão emocional, o goleiro certamente terá lugar nos principais clubes do Brasil. É só se acalmar um pouquinho!


0 visualização0 comentário