• Fabio Ritter

Mau posicionado e desligado

O goleiro Weverton, da Portuguesa, falhou feio no posicionamento do segundo gol na derrota por 2 a 0 diante do Corinthians na estreia do Paulistão 2011. Veja o gol no vídeo abaixo.


Tudo bem que o chute foi pra lá de venenoso e com um efeito incrível. No entanto, vamos lembrar que este tipo de efeito já é marca registrada do veteraníssimo Roberto Carlos (vide Brasil e França em 1997). Assim, Weverton deveria se postar um pouco mais atrás na cobrança de escanteio. Repare que ele está quase na risca da pequena área, já preparando uma intervenção de escanteio aberto. Além disso, o goleirão ainda estava passando instruções a sua defesa. Faltou atenção para ver que RC já preparava o chute.

Esse lance só comprova que o goleiro deve sempre ter em mente proteger o gol em primeiro lugar. Esta é a nossa função. Antecipar jogadas faz parte de um goleiro diferenciado, mas isso não pode ser nunca colocado em primeiro lugar, mas sim como um recurso adicional.

Por isso, sempre que tu te posicionares para um escanteio, falta ou cruzamento tenha em mente que o jogador pode tentar o chute em gol. Assim, proteja o patrimônio e depois planeje uma defesa antecipada. E esteja 200% ligado no jogo.

1 visualização0 comentário