top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Mude a rotina na musculação

O excelente site Core Performance nos traz mais uma valiosa dica para a musculação, atividade vital e aliada na preparação dos goleiros. Na seção de Pergunta/Resposta, o site indica três exercícios alternativos aos tradicionais abdominal reto, supino máquina e extensão de joelhos. Para facilitar a vida do goleiro, resolvi trazer um resumo da matéria que pode ser vista na íntegra aqui.

Abdominal Reto


Este exercício coloca tensão desnecessária nas suas costas, e só atinge o músculo reto abdominal. A alternativa é o exercício de prancha com flexão de quadril. Este exercício treina seu pilar todo, seu ombros, tronco e quadris, enquanto estabiliza a coluna e melhora a postura para ajudá-lo a ter um melhor desempenho.

Supino Máquina


Ao realizar o supino máquina, seu corpo tem que seguir um caminho fixo. Isso limita a amplitude de movimento em que você pode construir o músculo e negligencia importantes músculos estabilizadores de seus ombros. Pense nisso desta maneira: quando a máquina proporciona a estabilidade, o seu corpo não necessita buscar ela.

A alternativa é o exercício de supino com halteres unilateral. Este exercício coloca o peso de um lado do seu corpo, forçando-o a estabilizar o seu núcleo. Você vai desenvolver a força do núcleo e a parte superior do corpo.

Extensão Joelho


As extensões de joelho se concentra exclusivamente no seu quadríceps, mas não ajuda a construir a força e a estabilidade em todo o resto inferior do seu corpo. Como alternativa, faça o exercício afundo com halteres e banco, pois você obterá um treino total do corpo. Esse movimento beneficia o seu quadríceps, isquiotibiais, glúteos e constrói e estabiliza o músculo de cada perna para melhorar o seu desempenho.

1 visualização0 comentário
bottom of page