top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

O melhor do mundo tem 1,84m


E isso é o que diz o papel. Iker Casillas, goleiro capitão do Real Madrid e da seleção espanhola, empilhou mais um título em sua vitoriosa carreira ao bater o Barcelona por 1 a 0, ontem, pela Copa do Rei. E também por mais uma vez em sua carreira teve papel fundamental na vitória de sua equipe. Além da tradicional liderança, fez defesas importantes que garantiram a sua invencibilidade.

Tudo isso no alto de 1,84m, ou até menos. Afinal todos nós sabemos que no papel vale tudo e a tendência é sempre aumentarmos um pouco nosso tamanho. Aliás esse número me fez pensar mais uma vez sobre o tema altura.

Casillas foi eleito o melhor goleiro da Copa, é considerado um dos melhores do mundo, se não o melhor, está como titular há mais de 10 anos de um dos maiores times do mundo que é o Real Madrid e é titular da melhor seleção do mundo. Será mesmo que é preciso ter 1,90m para o goleiro triunfar no futebol?

Me parece que não. Criou-se um paradigma de que apenas goleiros acima de 1,90m podem ser titulares em clubes grandes de primeira divisão no Brasil. A realidade mundial mostra o contrário. Casillas é um exemplo, e Valdez, do Barcelona, é outro, bem pertinho naquele país.

Contra fato não há argumentos. Ninguém aqui poderá discutir o que conquistou tanto Casillas quanto Valdez. Podemos discutir a qualidade do último, mas não podemos negar o fato de que ele também é titular há mais de 5 anos de um dos maiores clubes do mundo.

Por isso, me parece uma bobagem alguns clubes excluir de cara goleiros abaixo de 1,85m ou até mesmo 1,90m. Podemos estar cometendo aí um grande erro e excluir futuros Casillas dos campos brasileiros.

Júlio César, do Corinthians, outro nessa faixa de altura, parece ser uma esperança de que essa regra do 1,90m pode não ser levada a risca por todos os clubes no Brasil. Eu, toda a vida, prefiro um baixinho Casillas do que um gigante Hiran (lembram dele? Goleiro de 2,00m, ex-Guarani e Inter).

Gostaria muito de ouvir a opinião dos preparadores de goleiro deste país que frequentam esse site e são os responsáveis pela formação dos novos goleiros. Deixo a pergunta: será que não se está exagerando um pouco nessa exigência dos 1,90m? Pensem bem, mais vale formar 1 Casillas que 1000 Hirans.

3 visualizações0 comentário
bottom of page