top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Os erros de Marcos

O grande goleiro Marcos, do Palmeiras, teve um dia difícil ontem em Salvador, na partida diante do Vitória pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Falhou em dois gols na derrota de 3 a 2 de seu time. No primeiro gol, uma falha técnica e, no terceiro, um erro de posicionamento.

No lance do primeiro gol sofrido, Marcos erra o movimento de soco. Repare no vídeo abaixo, que ao invés de socar a bola com a parte superior dos dedos, Marcão pega na bola com a parte traseira das mãos. Assim, a bola vai para baixo e acaba, por infelicidade, batendo no adversário e entrando. O desenho abaixo explica na seta vermelha onde a bola deveria bater. Na verde, foi onde Marcos acabou batendo na bola.


No segundo gol, houve uma falha de posicionamento. Uma prática comum nos goleiros profissionais acaba por fazer sua segunda vítima. Bruno, do Flamengo, também costuma se posicionar quase na linha da pequena área para escanteio batidos aberto. Marcos fez igual ontem, mas a cobrança venenosa do meia Ramón acabou indo mais fechada o que obrigou o goleiro a voltar para gol. Aí Marcos só conseguiu tirar a bola do gol e acabou caindo dentro da meta. Na sequência da jogada não teve tempo de se levantar a bola acabou morrendo no gol. Veja na foto abaixo, que ele está longe de mais do seu gol o que o obriga a voltar correndo para defender a cobrança fechada. Até deu tempo para tirar, mais ao custo de cair para dentro do gol. Isto acabou resultando na impossibilidade de estar presente no restante da jogada.


Esse posicionamento polêmico acaba deixando o goleiro com mais chances de sair, porém vulnerável nas bolas fechadas. Com batedores como Ramón, Marcelinho Carioca, Petkovic, Paulo Baier, os goleiros deveriam ficar mais atentos e se manterem mais próximos à meta, pois eles sempre buscam o gol olímpico. Dica do Guarda-Metas.com.


0 visualização0 comentário
bottom of page