• Fabio Ritter

Para que servem os protetores bucais?

* Post oferecido pela Equipe BIOFORCE

Os Protetores Bucais tiveram início sólido na década de 40, idealizados pelos treinadores de pugilistas. Percebendo que a maioria dos golpes estavam destinados à cabeça e mento (queixo), e que esses golpes danificavam em efeito cumulativo os nervos e vasos que passam acima da cavidade glenóide (base do crânio), viu-se necessário um tipo de proteção. É notável o baixo rendimento dos atletas quando não utilizam protetores bucais, pois os golpes afetam tais nervos e artérias da base do crânio e o pugilista não consegue agüentar um maior número de rounds assim surge o termo Nocaute. Os protetores conseguem proteger a cavidade glenóide, os dentes e todos os anexos bucais ( língua, bochecha e gengiva ).



Como são feitos? São personalizados? Existem basicamente 3 tipos de protetores bucais de acordo com a linha Norte Americana e Européia.

1°- Protetor de Estoque (comuns): São pré-fabricados e vendidos em massa nas lojas especializadas em esportes. Não são personalizados e absorvem pouco impacto, hoje considerados desconfortáveis e de pouca eficácia, por isso pouco utilizados.

2°- Termo-ajustáveis (esquenta e morde): Os protetores deste tipo têm a mesma fôrma mas são alterados quando colocados em água quente para amolecer. O atleta morde o plástico aquecido para conseguir um bom encaixe nos dentes. Este tipo de protetor pode ser adquirido em lojas de produtos esportivos e são mais confortáveis que os protetores comuns, mas ainda não são ideais, pois não conseguem adaptar-se perfeitamente as estruturas orais, e ainda trazem dificuldades na concentração,respiração e fala dos atletas.

3°- Personalizados (feitos sob medida): Diferente para cada usuário, esses protetores são exatamente a cópia fiel dos dentes e estruturas anexas. São produzidos a partir de uma moldagem realizada por um dentista. Adaptam-se perfeitamente à boca e por isso são os mais confortáveis e de melhor proteção da base do crânio e estruturas da boca. Além disso, não atrapalham a fala e a respiração. Eles absorvem os impactos com maior eficiência e são confeccionados em 4 tipos de acordo com o tipo de esporte praticado pelo atleta. Novas tecnologias e materiais já estão ao alcance dos dentistas que estão se voltando a essa nova área.

Abaixo, fotos de protetores bucais personalizados e customizados produzidos pela empresa BIOFORCE:


Em quanto são absorvidos os impactos com o uso dos protetores personalizados? A absorção de impacto varia de acordo com o número de camadas e o tipo das camadas. Os protetores personalizados chamados conseguem absorver até 80% do impacto de acordo alguns estudos europeus e norte americanos.

Qual a importância do protetor? Além de absorver o impacto, os protetores são responsáveis por aumentar o rendimento do atleta e principalmente a confiança. Protetores feitos por um dentista tem um encaixe tão bem ajustados, que o atleta se sente mais seguro e coloca toda sua atenção ao adversário e objetivo. Existem pesquisas dizendo que atletas com protetores personalizados apresentam um aumento da absorção de oxigênio, o que resulta em menor produção de lactato e favorecendo a performance.

Existem protetores personalizados específico para Goleiros? Sim. A Bioforce fabrica um protetor ideal para goleiros. Atualmente, todos os goleiros do Botafogo utilizam nossos protetores. Esses protetores não atrapalham a respiração, a fala e não aumentam a salivação. Em praticamente todos esportes de contato direto ( corpo a corpo) ou indireto (por objetos voadores) é indicado a utilização de protetores bucais personalizados.

Contato: 31- 4109.1558 http://www.bioforce.com.br/

0 visualização0 comentário