top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Parabéns a nós


Hoje é o nosso dia! Sim, o Dia do Goleiro. Comemoramos em todo dia 26 de Abril o aniversário daquele que é sem dúvida a peça mais única no futebol. O mais diferente. O anti-clímax. O ponto fora da curva. O louco. O desvirtuado. O apaixonado.

Vestir um par de luvas e enfrentar 10, as vezes 11, adversários não é tarefa para um ser comum. É tarefa sim para um indivíduo decidido. Um homem focado naquilo que faz. Parar o gol. O goleiro não é só diferente no seu uniforme, obrigatoriamente diferente dos demais. Geralmente, ele é o mais letrado do time. Um ser mais consciente do mundo que se passa ao seu redor. Um atleta mais profissional que os demais. Um profissional responsável.

Essa regra, confirmada algumas vezes por suas exceções, torna o camisa 1 um indivíduo a parte do futebol. Por isso, temos nosso próprio treinador, temos equipamento especial. Temos as luvas. Ah, as luvas. Qual goleiro não é apaixonado por luvas? Um, dois, vinte, trinta, cem pares. Quanto mais, melhor. De todos os tipos, cortes, cores, atributos, climas, terrenos. Ela é a nossa paixão número 1. Vem antes mesmo da bola.

Bola essa que as vezes acariciamos, agarrando-a e envolvendo-a por dentre nossos braços. No entanto, também temos nossas desavenças querendo-a bem longe de nossos territórios. O território, a área.

Área essa protegida. Protegida por possuir o tesouro maior do futebol, o gol. Ali entre aquelas três balizas está o objetivo dos teus onze adversários. E quem os impede? O anti-clímax. Nós. Eu. Tu. Mas não eles. Por que goleiro também não gosta de se misturar muito. Realmente fecha grupos pequenos. Anda com os dos seus. Sabe que ali ninguém se mete. Entre os três ou quatro goleiros do clube não há espaço para trairagem. São raro os goleiros que não são muito amigos. Mais um diferencial. São tantos.

Guerreiros, parabéns! Comemorem o dia 26 de Abril. Dia esse de aniversário do lendário goleiro Manga. Por isso, a data. Mas dia de todos que aqui se reúnem diariamente no Guarda-Metas.com para saber mais da posição. Saber de treinamentos, técnicas, luvas e dividir isso tudo. Dividir a informação e enriquecer esta comunidade tão única que é a nossa.

Parabéns guardiões!

Apenas reforçando, quem quiser participar do concurso cultural que presenteia 5 luvas da Penalty, ainda dá tempo. Clique no banner no topo da página e participe!

0 visualização0 comentário
bottom of page