top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Passada Lateral Cruzada

Quem acompanha o Guarda-Metas.com sabe o quanto comento sobre a passada lateral cruzada. Reparei que os goleiros europeus, principalmente os alemães usavam um modelo de deslocamento diferente do nosso. Isso ficou ainda mais evidente quando fiz o Campus Torwart.de, em 2010, e pude ver in loco essa técnica. Aprendi a executar o movimento depois de velho, aconselhado pelo meu preparador Alex Oliveira.

O fato é que cruzando a passada chegamos muito mais rápido e mais longe, com menos passos. Uma matemática simples que pode garantir mais defesas ao goleiro. Aqui no site, publiquei algumas vezes sobre o tema.

Pois na última rodada do Brasileirão vimos um goleiro executar isso na prática.  Fernando Prass, do Palmeiras, chega com apenas um passo em uma bola colocada no seu lado oposto. Repare que nem dá tempo de Prass colocar o segundo pé para apoiar e fazer a defesa, tamanha a velocidade. Mas fato é que o goleiro cruzando a passada chega com enorme rapidez e, repetindo, apenas um passo para fazer a defesa.


É uma técnica diferente dos modelos que sempre priorizaram a não cruzada de pernas. Não sei exatamente porque os preparadores tem medo da cruzada de pernas. Talvez por atrapalhar o movimento em goleiro menos coordenados. Mas o fato é que se treinando corretamente se aprende fácil fácil essa técnica. E posso garantir que ela te faz chegar muito mais longe, com muito menos passos.

29 visualizações0 comentário
bottom of page