top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Posicionamento em cobrança de falta

Rogério Ceni diz não levar gol em cobrança de falta há varias partidas, para não dizer anos. Assim, resolvi reparar no posicionamento do goleiro nesta jogada tão difícil para nossa classe. Na partida contra o Atlético Mineira, na última quarta-feira pelo Brasileiro, o goleiro mostrou seu peculiar posicionamento nessas jogadsa.

Conforme pode ser visto no vídeo abaixo, logo na segunda jogada do jogo, o goleiro ao se posicionar mais ao lado não coberto pela barreira, ele fica angulado com o pé direito, neste caso, mais a frente do que o esquerdo. Dessa maneira, tem mais ângulo para conseguir um deslocamento mais rápido lateralmente. O deslocamento lateral acabe sendo meio que em diagonal o que permite ao goleiro mairo velocidade.


Tento traduzir no desenho abaixo o que me pareceu o diferencial do goleiro nessas jogadas. Obviamente o fato de ser um exímio batedor de falta lhe permite decifrar alguns truques que os goleiros normalmente não conseguem. Mas o que se pode tirar de lição dele é este angulamento para as cobranças.


7 visualizações0 comentário
bottom of page