• Fabio Ritter

Posicionamento em Cruzamento

O gol sofrido ontem por Rogério Ceni, diante do Bragantino, pela Copa do Brasil, na vitória do seu São Paulo por 2 a 1 me chamou a atenção. Primeiramente, veja o vídeo abaixo.


Aparentemente, o goleiro tricolor não tem culpa no gol. No entanto, repare no seu posicionamento. Seu adversário com a bola tinha praticamente nenhum ângulo para conclusão a gol. Ceni, ao invés de se posicionar no gol, saiu da linha da trave para fechar ainda mais o ângulo do cruzador. No entanto, abre assim todo o ângulo para o atacante posicionado no centro da área que jogada para o gol vazio. Compreenda no desenho abaixo.


A faixa amarela traça o ângulo do jogador que cruzou a bola: praticamente nulo. Dali, dificilmente sai gol, pois o ângulo é muito pequeno. Ceni, no entanto, avança e se posiciona na linha vermelha a frente da linha do gol. Ele deixa, assim, o gol todo aberto para o atacante concluir (faixa azul). Abaixo, o diagrama mostra a posição sugerida par ao goleiro no lance.


A bolinha verde no primeiro poste é a posição inicial sugerida. Após o cruzamento, Ceni teria tempo para se posicionar melhor para a conclusão, fica exatamente na bissetriz do ângulo do adversário (ponto roxo). Como Ceni optou por ficar muito a frente, fora da linha da trave, como mostrou a foto acima, ele chega muito atrasado na trave e acaba sofrendo o gol.

0 visualização0 comentário