• Fabio Ritter

Quebrando como o Ceni

O goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, tem uma das melhores quebradas, aquela reposição rápida de jogo através de voleio, do Brasil. Até acho que o nome dessa jogada deveria ser trocado para lançamento com voleio. O termo quebrada geralmente remete a uma bola rifada para o ataque sem o intuito de atingir um ponto específico. Lançamento com voleio, ou apenas lançamento, deixaria bem clara a ideia de passe, que é o que o goleiro busca.

Mas enquanto eu não troco o dicionário do futebolês, me delicio com a forma como Ceni bate na bola. A foto abaixo mostra exatamente um dos segredos do goleiro. Além de pegar em um ponto específico do pé, localizado entre o peito e a parte externa, ele também faz uma excelente preparação com a perna de apoio e tronco. Repare como Ceni fica angulado a praticamente 45º. Só assim ele consegue bater a bola da forma rasante como poucos conseguem.

Experimente posicionar-se dessa forma para ver como o chute já sai bem mais rasante e tente, assim, ser um Ceni nos lançamentos.


* Apenas como adendo, Ceni realmente terminou seu contrato com a Penalty. Por isso, está jogando com luvas Uhlsport e chuteiras Mizuno.

0 visualização0 comentário