top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Queda lateral

Na semana passada, recebi um e-mail de um blogoleiro que estava com dificuldades na queda lateral. Este fundamento, básico na posição de goleiro, deve ser trabalhado desde o início da formação do atleta.

Trago abaixo um vídeo que exemplifica como se pode iniciar os trabalhos de queda de um goleiro iniciante. No entanto, tais trabalhos deve ser feito mesmo com goleiro já formados, pois reforça o conceito da queda correta. O goleiro deve iniciar de joelhos o trabalho, caindo lateralmente, porém angulado em 45 graus e não em paralelo. Tal movimento diminui o ângulo do batedor e facilita uma espalmada para fora. A queda em uma linha lateral paralela, além de aumentar o ângulo pode propiciar um gol na espalmada do goleiro, caso esta vá levemente para trás.

A escola alemã é a que melhor utiliza esse fundamento. Por isso o vídeo que mostro abaixo é de um goleiro de lá.


Além deste trabalho de fundamento, há também a chance de se criar trabalhos mais reais que traduzem situações de jogo. O vídeo abaixo, no qual o treinador estabelece uma espécie de “V” com estacas, propicia o salto a meia altura lateral, porém com o corpo projetando-se em 45 graus e diminuindo o ângulo do batedor.


Tu goleiro, experimente no próximo trabalho tentar cair em diagonal e não apenas na lateral nos trabalhos de queda lateral rasteira e meia altura. Perceberás que o trabalho fica mais facilitado e se chega em mais bolas do que antes.

3 visualizações0 comentário
bottom of page