top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Raio X de pênaltis – 14

As semi-finais/finais de turno dos estaduais tiveram seu fim definido pela marca da cal. Em São Paulo, Rio e Rio Grande do Sul, as semi-finais e finais de turno, respectivamente, foram decididas em cobranças de pênalti. Apesar de três disputas, apenas duas defesas de goleiro. Em São Paulo, Júlio César do Corinthians defendeu a última cobrança do Palmeiras. No RS, Renan do Inter defendeu uma cobrança do Grêmio.

O restante, foi falta de competência dos batedores mesmo que isolaram suas cobranças. Confira abaixo o raio x de todas as disputas



Na disputa entre o Corinthians, percebeu-se o melhor índice de acerto, com apenas uma cobrança desperdiçada entre 12 batidas. Repare que quase todas as cobranças foram desferidas na primeira linha do gol, a mais alta. Neste local, é praticamente impossível a defesa de um goleiro. O risco é a cobrança ir por cima. Nesta disputa, os destros optaram mais pelo chute chapado. A defesa de Júlio César foi justamente no quadrante de maior incidência de defesas: o que cruza a segunda linha com a segunda coluna.



No Rio, Vasco e Flamengo protagonizaram um festival de cobranças pra fora. Foram 4, sendo 3 do time cruz-maltino. Novamente, os pênalti cobrados na linha mais alta entraram. Um, no entanto, acabou subindo de mais e foi pra fora. É o risco que digo que sempre tem uma cobrança no alto.



Esse risco de cobrança pelo alto foi também percebida no Rio Grande do Sul, onde Borges, do Grêmio, acabou jogando a bola por cima do gol. Nesta disputa, os destros novamente optaram mais pelo chute chapado. Todas as cobranças batidas na primeira coluna da direita entraram. E novamente uma cobrança no quadrante da segunda linha com a segunda linha acabou sendo defendido pelo goleiro.

Concluindo, o que muito dos comentaristas afirmam, “ah, o fulano bateu bem, deslocando o goleiro”, na verdade trata-se de uma grande bobagem. Chute bem batido, é o que vai ou na primeira linha, a mais alta, do gol, ou na primeira coluna. O resto tudo é defensável, principalmente o do quadrante segunda linha/ segunda coluna. Por isso goleirada, fiquem atentos. É ali que vamos “se” consagrar, como diria o Milton Leite!

1 visualização0 comentário
bottom of page