top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Sai do gol Dênis

O substituto do Mito Rogério Ceni no São Paulo, o goleiro Dênis, vem enfrentando certos problemas com o posicionamento. Separei três gols sofridos pelo goleiro que mostram um comportamento muito acanhado no posicionamento. Dênis opta por ficar cravado debaixo dos postes ao invés de sair da meta para diminuir o ângulo do atacante. Reitero que todos os três gols abaixo talvez não fossem evitados com um posicionamento mais avançado. No entanto, as chances aumentariam em muito, principalmente no gol sofrido diante do Corinthians, no qual ele poderia ter terminado a jogada com uma saída.

Cruzeiro 2 x 1 São Paulo – Gol Leandro Damião – 34ª rodada


Aqui Dênis estava vendido realmente no 1 vs. 1. No entanto, a postura correta do goleiro é diminuir o ângulo do atacante. Se jogasse adiantado era até capaz de Dênis sair para dividir a bola no limite da área com o atacante cruzeirense. O fato é que o posicionamento que ele adotou abriu totalmente o gol para seu adversário que facilmente colocou a bola no seu lado esquerdo.

Corinthians 6 x 1 São Paulo – Gol Romero – 36ª rodada


Nesta jogada, dentre as três apresentadas aqui, foi a que Dênis tinha mais chance de sucesso. Repare bem no ponto onde o atacante do Corinthians, Romero, domina a bola. Ela está quase na quina da pequena área. Agora repare quanto tempo ela viaja no ar. Certamente, daria tempo para Dênis fazer a intervenção cortando esse lançamento, caso adotasse um posicionamento mais avançado.

São Paulo 3 x 2 Figueirense – Gol Clayton – 37ª rodada


Na rodada do último final de semana, Dênis mais uma vez jogou-se para dentro do gol. No primeiro gol sofrido diante do Figueirense, o goleiro teve tempo para avançar e diminuir o ângulo do atacante Clayton. Ao invés disso, Dênis preferiu ficar parado praticamente em cima da linha e arriscar um lado na conclusão. Errado. Aqui deveria sair no melhor estilo futsal para fechar o ângulo do atacante usando, por exemplo, a saída com braços e pernas abertas no formato de cruz.

A Copa do Mundo de 2014 nos permitiu ver de perto novas técnicas dos goleiros de todo o mundo. Todos nós ficamos espantados com a habilidade do alemão Manuel Neuer em se posicionar fora do gol. O goleiro foi capaz de cortar diversos ataques apenas com este tipo de posicionamento.

Parece que o goleiro Dênis está precisando rever aqueles vídeos para melhorar seu posicionamento. Nos dias atuais, não se permite mais um goleiro jogar cravado debaixo dos postes. Se Dênis quer realmente substituir Rogério Ceni terá de rever urgentemente este tipo de posicionamento.

1 visualização0 comentário
bottom of page