top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Saída correta 1 vs. 1

Não são apenas os goleiros iniciantes que erram nos seus movimentos e técnicas. Mesmo goleiros consagrados também estão sujeitos ao erro técnico. Ou por escolher a técnica errada, ou por executar a correta de forma errada.

Na última quarta-feira, em partida válida pela Uefa Champions League, o goleirão Petr Cech, do Chelsea, fez uma execução errada de movimento diante da Juventus. No segundo gol da equipe italiana, o de empate, o goleiro sai nos pés do atacante em uma jogada 1 vs. 1.


Veja na foto abaixo que no momento do deslocamento, ele abre as pernas, ao invés de deslocara-se com elas próximas uma das outras. No momento do chute, mais um erro, pois Cech faz a cruz e deixa a perna muito aberta, permitindo assim a passagem da bola.


Este tipo de jogada é simples de ser treinado no dia a dia. Fiz um exercício destes no Campus Soloporteros, na Espanha. Veja diagrama abaixo:


Aqui o preparador (circulo cinza) coloca os goleiros que não estão fazendo o exercício para auxiliá-lo (circulo azul). Após o apito, o treinador rola a bola para um dos goleiros aleatoriamente. O goleiro do exercício (circulo amarelo) sai em direção a bola, sempre com o tronco inclinado, joelhos a quase 90º, braços estendidos ao lado do corpo com as mãos a uma distância do chão que não passe a bola e pernas a uma distância que não passe a bola. Ao sair em direção ao circulo azul, o goleiro deve sempre se deslocar mantendo estas distâncias. Aqui o segredo é usar passos curtos.

Na sequência do exercício (2), os goleiros atacantes trocam a bola entre si e o goleiro amarelo desloca-se lateralmente sempre a posição citada no parágrafo acima. Isto segue até que um dos goleiros atacantes resolva chutar em gol. Assim, o goleiro amarelo deve manter essa posição para evitar o chute.

O recurso da cruz, tentado por Petr Cech no gol acima, só deve ser acionado no mesmo instante do chute. Aqui não se pode abrir demais a pernas, pois corre-se o risco da bola entrar no meio. A escola alemã usa muito o estilo handball com as pernas quase em espacato, rente ao chão.

Com esse treinamento, o goleiro estará apto a realizar defesas em jogadas 1 vs. 1, diminuindo o ângulo do atacante e evitando ser surpreendido, como Cech foi na quarta feira.

5 visualizações0 comentário
bottom of page