• Fabio Ritter

Show de 1 vs. 1

O goleiro Rafael, do Santos, deu um show de técnica em jogadas 1 vs. 1 na partida diante do Linense, na primeira rodada do Campeonato Paulista.

Repare no vídeo abaixo como o goleiro se porta em cada situação.


Rafael não escolhe cano. Ele sempre aguenta até o último segundo até tomar uma decisão. Nas duas últimas situações dessa partida em questão ele resolveu atacar o adversário e assim diminuiu o seu ângulo. O goleiro usou da técnica de futsal/handball de abrir os braços e pernas para aumentar o seu raio de ação e assim diminuir o ângulo do batedor. É o que chamamos de crescer na frente do adversário. Já na primeira defesa ele espera o atacante se definir e depois reage. Conseguiu assim desviar o chute com os pés.

Outro ponto a se destacar é justamente essa tomada rápida de decisão de Rafael que obriga o atacante a também tomar a decisão dele. Dessa forma, o goleiro pressiona o atacante a uma decisão rápida e que geralmente é a do chute. Como Rafael já está em cima do adversário com o corpo aberto, acabou tendo sucesso em todas as situações.

O melhor exemplo disso é justamente na última das três defesas separadas acima. Repare que Rafael vai se deslocando para frente com passos curtos até dar o bote com o corpo todo aberto. Assim, a bola acaba pegando no peito do goleiro.

Uma grande aula de um goleiro ainda promissor, mas com grande chance de chegar à seleção brasileira. Esperamos que o Santos dê continuidade ao trabalho de Rafael para que ele possa servir nossa seleção nas próximas Olimpíadas.

0 visualização0 comentário