top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Treinando Cruzamentos


Comentei ao longo das últimas semanas problemas enfrentados pelos goleiros em situações de cruzamentos na área. Eles basicamente se referiam ao posicionamento deles em relação à cobrança. No entanto, não é somente isso o principal problema enfrentado pelo goleiro quando se depara com uma bola alçada na área.

O tempo de bola é um fator preponderante para ter sucesso na execução da técnica. Para treinar essa ação, tão difícil de ser executada em dia de jogos, o site Keeper Skool (http://keeper-skool.com/drill-to-help-master-the-cross-and-determine-range) disponibilizou um exercício interessante a ser aplicado a dois goleiros em atividade.

Conforme pode ser visto nas figuras abaixo, o trabalho consiste em um mini–gol colocado na altura da meia lua e uma linha de cones no ponto intermediário entre o gol oficial e o mini–gol. Nas duas extremidades, ficam um cruzador.


Ao sinal do batedor, a bola é alçada na área. Dependendo de onde ela cair será responsabilidade de um dos goleiros, ou ambos, a intervenção. Explicarei com mais detalhes. No caso de um chute em direção ao gol oficial, o goleiro que ali está posicionado deve sair em fazer a defesa, como mostra o desenho abaixo.


No caso de uma bola alçada mais na área mais próxima ao mini–gol, a saída deve ser feita pelo goleiro responsável por ele, como mostra o desenho abaixo.


Por fim, e talvez o mais importante, quando a bola é alçada sobre a linha de cones, ambos os goleiros devem sair para realizar a defesa, fazendo assim uma disputa pelo alto como a que será encontrada nas partidas. Claro, que aqui ambos podem usar as mãos, deixando a tarefa ainda mais difícil para aquele que ficar sem a bola. Obviamente o treinador deve incentivar esses confrontos para trabalhar o tempo de bola e a disputa aérea de ambos os goleiros. Estes deverão saber o momento certo de sair e principalmente saber se a bola é sua responsabilidade ou do companheiro.

2 visualizações0 comentário
bottom of page