• Fabio Ritter

Treinando Cruzamentos


Comentei ao longo das últimas semanas problemas enfrentados pelos goleiros em situações de cruzamentos na área. Eles basicamente se referiam ao posicionamento deles em relação à cobrança. No entanto, não é somente isso o principal problema enfrentado pelo goleiro quando se depara com uma bola alçada na área.

O tempo de bola é um fator preponderante para ter sucesso na execução da técnica. Para treinar essa ação, tão difícil de ser executada em dia de jogos, o site Keeper Skool (http://keeper-skool.com/drill-to-help-master-the-cross-and-determine-range) disponibilizou um exercício interessante a ser aplicado a dois goleiros em atividade.

Conforme pode ser visto nas figuras abaixo, o trabalho consiste em um mini–gol colocado na altura da meia lua e uma linha de cones no ponto intermediário entre o gol oficial e o mini–gol. Nas duas extremidades, ficam um cruzador.


Ao sinal do batedor, a bola é alçada na área. Dependendo de onde ela cair será responsabilidade de um dos goleiros, ou ambos, a intervenção. Explicarei com mais detalhes. No caso de um chute em direção ao gol oficial, o goleiro que ali está posicionado deve sair em fazer a defesa, como mostra o desenho abaixo.


No caso de uma bola alçada mais na área mais próxima ao mini–gol, a saída deve ser feita pelo goleiro responsável por ele, como mostra o desenho abaixo.


0 visualização0 comentário