• Fabio Ritter

TV Inglesa do nosso lado

A rede de TV inglesa Sky, disponibilizou uma estatística de extrema utilidade aos goleiros, na partida entre Manchester United e Arsenal, pelo campeonato inglês. No momento da cobrança de pênalti de Rooney, eles colocaram no canto da tela um histórico do batedor mostrando onde ele cobrou os últimos pênaltis, assim como onde errou e onde acertou, conforme foto abaixo.


Almúnia arriscou o lado onde Rooney costumava errar. Nesse pênalti ele não deu sorte, pois Rooney acabou mudando de lado. Mesmo assim, essa ferramenta permite aos goleiros ter mais dados para escolher um lado no momento da cobrança. Esse trabalho já é feito por departamentos de estatísticas dentro dos clubes. A Sky, no entanto, os torna agora público, na Premier League. O histórico somado ao olhar do atacante, angulação antes do chute e enquadramento do quadril na hora da batida, permite ao goleiro da liga inglesa ter mais chance de defender uma batida dos que não dispõe desses dados.

Quisera eu ter os dados de todos os batedores amadores aqui de Porto Alegre. No meu caso, só resta apelar para todas as outras técnicas, que não o histórico, para arriscar um lado da hora do pênalti.

0 visualização0 comentário