• Fabio Ritter

Um goleiro de estrela

Definir um bom goleiro não é uma tarefa das mais difíceis. Basta uma boa técnica, condições físicas, segurança, equilíbrio emocional, regularidade, apenas para citar os atributos principais.

O goleiro ótimo vai ser aquele que apresenta os atributos citados acima em um nível elevadíssimo. O goleiro que entra para história tem de ter tudo isso e mais um atributo definido por alguns como estrela.

Ter estrela significa ser um ótimo goleiro e saber falhar nos momentos possíveis de falha e saber acertar nas partidas vitais. Esses goleiros entram para a história. Por isso, a lista sempre é pequena e inclui nomes como Taffarel, Maier, Yashin, Dasaev e Buffon.

Ainda não vou colocá-lo nesta lista, pois penso que ele necessita uma Copa do Mundo nas costas como alguns da lista acima. Mesmo assim, a partida de sábado, contra o Paraguai, válida pelas quartas de final da Copa do Mundo 2010, mostrou que Iker Casillas é sim um goleiro de estrela.

Verdade seja dita, Casillas não vem fazendo um bom mundial. Está soltando bolas fáceis e cometendo erros infantis. Mesmo na partida diante do Paraguai Casillas voltou a falhar. No entanto, alguns fatos mostram que o goleiro tem a chamada estrela.

Não vou aqui apenas me basear no histórico vencedor do goleiro, como ganhar uma UEFA Champions League com 19 anos, vencer a Eurocopa pela Espanha depois de várias décadas, entre outras várias ligas espanholas. Me baseio na Copa do Mundo mesmo.

Nesta partida com o Paraguai, quando a Fúria precisou de Casillas ele estava lá. Pegou firme, sem rebote, um pênalti difícil batido com muita força e próximo ao chão. Mesmo quando falhou, próximo dos 90 minutos quando rebotou uma encaixada simples rasteira no centro, Casillas teve estrela e salvou o rebote com os pés.

São esses tipos de fatos que colocam ou “discolocam” um goleiro na história do futebol. Sorte muitas vezes influencia. Mas é o conjunto de todas essa obra que vai dizer se o goleiro vai ou não entrar na lista das legendas citadas acima. Esperaremos até o final do Mundial para ver se Iker se credencia a estar nela.


0 visualização0 comentário