top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Apoio Ofensivo – Criar o hábito

Mais uma temporada Européia chega ao fim e temos com esse encerramento mais um momento de reflexão. Em nossa posição penso que mais que nunca o jogo com os pés do goleiro vem se tornando algo muito importante. Cada vez mais goleiros estão participando de forma mais efetiva da organização ofensiva de seus times. O grande exemplo atual é o gigante alemão Manuel Neuer que aqui em nosso Brasil mostrou de forma brilhante essa participação.

Oque seria então o apoio ofensivo?

Esse apoio ofensivo nada mais é que participar da passe de bola de nossa equipe mantendo ela conosco ou mesmo fazendo passes para uma nova situação de jogo quem em muitos momentos pode virar jogadas de gol.

Essa participação vem sendo treinada por muitos treinadores e seu resultado se vê em campo. Na final da UEFA Champions League os goleiros daquele partida participaram em vários momentos como esse apoio ofensivo. Buffon recebeu sete bolas de seus colegas de Juventus e ao todo fez vinte oito passes durante toda a partida, tendo um aproveitamento de vinte dois acertos. Já o goleiro do Barcelona Ter Stegen recebeu doze passes de seus colegas fazendo vinte seis passes durante o jogo com um aproveitamento de vinte um certos.

Por que esses números nesse post?

Para que possamos ver e analisar que realmente independente da geração o goleiro está mais participativo, pois o jovem Ter Stegen (nascido em 1992) tem números parecidos com do veterano Buffon (nascido em 1978).

O que precisamos então?


CE3dUbpVIAAnfNt

Num primeiro momento muito treino, treinar bastante e com muita concentração.

Para deixar ainda mais claro isso temos um vídeo montando com esse exemplo, onde foi coletados videos do youtube do brasileiro Diego Alves que mostra que a facilidade dele em muito representa a forma como ele faz seu dia a dia no treino.


Esse é um início desse assuntos, juntos com vocês poderemos evoluir essa discussão. Então deixe sua pergunta, colaboração  em nossos comentários pra crescermos juntos nesse novo assunto.

35 visualizações0 comentário
bottom of page