top of page
  • Foto do escritorFabio Ritter

Índice Guarda-Metas

Mais um Campeonato Brasileiro teve início no último final de semana. Como o Blog Guarda-Metas está sempre inovando e levando o que tem de melhor aos blogoleiros, ele lança agora o Índice Guarda-Metas. O IGM terá o objetivo de apurar quem foi o melhor goleiro do campeonato, baseando-se apenas em números. Será uma análise estritamente quantitativa de todos aqueles goleiros que participarem da competição.

Considerando o número de partidas disputadas, o número de gols sofridos e o número de partidas disputadas por sua equipe, o IGM apontará quem foi o goleiro com a menor média ponderada de gols sofridos. Como o simples índice de média de gols não leva em consideração se o goleiro disputou 100% ou 20 % dos jogos de sua equipe, o IGM justamente colocará esse fator na sua base de cálculo. Assim goleiros que disputarem mais jogos levarão vantagem no seu índice. Abaixo, a figura explica o cálculo:


A primeira rodada do Campeonato Brasileiro teve apenas 4 goleiros que não sofreram gols: Fernando Henrique, Fábio, Lauro e Viafara. Estes, obviamente, com média zerada, estão liderando o ranking do Índice Guarda-Metas. Ao desenrolar do campeonato, iremos apontar rodada por rodada a atualização do ranking.

0 visualização0 comentário
bottom of page